sábado, 24 de novembro de 2012

Projeto TIC na Escola


INFORMATIZAR É EDUCAR

Ana Cláudia Martins do Nascimento

Professora da Rede Municipal de Ponta Grossa; e-mail: anacla.nascimento@hotmail.com

INTRODUÇÃO

O projeto Informatizar é Educar foi desenvolvido no 2º ano do 1º ciclo com o intuito de trabalhar a introdução digital com os alunos da escola focando os diversos temas de uma forma acessível e dinâmica e utilizando os diferentes instrumentos de trabalho de que um professor pode dispor. Entre as novas tecnologias existentes, o computador ocupa lugar de destaque pelo poder de processamento de informação que possui. Ele é, ao mesmo tempo, uma ferramenta e um instrumento de mediação, pois permite realizar atividades diversificadas e estabelecer novas relações para construção do conhecimento. Através da utilização do computador e da Internet busca-se criar novas formas de pensar a escola, favorecer um ensino contextualizado e incorporar à prática pedagógica outras fontes de informação, através de pesquisas, estudos, debates, jogos interativos, etc. Com isso, amplia-se a possibilidade de expressão, informação, comunicação, construção de conhecimento, troca de saberes e interação social. Muitos alunos não têm acesso à informática de outra forma e o computador, apesar de representar um instrumento indispensável neste mundo globalizado, é algo que pode gerar sentimentos de insegurança e baixa auto-estima. A metodologia de trabalho visa desmistificar o computador enquanto "máquina capaz de substituir o homem". O trabalho foi norteado por música e jogos com foco nas áreas de língua portuguesa e arte, visando estimular o aluno a buscar no seu universo os conhecimentos empíricos acerca das questões discutidas em sala de aula e compartilhar com o grupo seu saber, construindo e fortalecendo relações cooperativas no grupo e consolidando a aprendizagem individual com base na produção coletiva. Este processo favorece a tomada de consciência do mundo que o cerca e de si mesmo, aumentando circunstancialmente as condições de inserção futura no mundo do trabalho e a consequente elevação dos seus níveis de qualidade de vida.


OBJETIVOS

* Propiciar aos alunos o acesso a novas tecnologias para enriquecimento do processo ensino-aprendizagem;
* Utilizar o computador como recurso de aprimoramento das aprendizagens significativas;
* Possibilitar o acesso a outras fontes de informação através da Internet como ferramenta de auxílio do processo educacional e busca de aprimoramento constante;
* Empregar a mídia eletrônica na promoção do intercâmbio cultural entre os alunos, as turmas e pessoas de fora da escola;
* Estimular a reflexão, a crítica e a capacidade de gerenciar informações na construção do conhecimento;
* Incluir a música nas atividades de forma diversificada, integrando as áreas de português e arte;
* Proporcionar momentos lúdicos no dia a dia escolar.


METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido em dois momentos, utilizando diferentes ferramentas para proporcionar aos alunos a aquisição do conhecimento. No primeiro momento, a partir da música “Vida de empreguetes”, a professora realizou atividades de interpretação, dança e produção de livro coletivo intitulado vida de familietes com o tema família. No segundo momento, a professora aliou o projeto Trilhas ao desenvolvimento do trabalho, utilizando os livros literários e os jogos disponíveis no conjunto. Finalizando, o Laboratório de Informática foi utilizado em vários momentos: para ver o vídeo das empreguetes, para ouvir as músicas do grupo, para jogos educativos e da barra Edubar. Ao final foi feita uma assembleia com a participação de todos os envolvidos, opinando sobre o que foi trabalhado.


RESULTADOS

A professora partiu de temas de interesse dos alunos, fato que facilitou muito o desenvolvimento do projeto. Foi possível perceber que, de forma geral, a turma participou efetivamente de todas as atividades propostas, um auxiliando o outro na conquista dos obstáculos de modo que o trabalho foi realizado com sucesso.  



Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunos: Gustavo, Cleydson, Lucas, Deividi, Michael, Leonardo, André e Matheus
Data: Agosto de 2012
Atividade: Assistindo ao vídeo das Empreguetes




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunas: Lauana, Ana Carolina, Rhaima, Vivian, Cibeli, Gabriela, Eduarda e Lohana
Data: Agosto de 2012
Atividade: Assistindo ao vídeo das Empreguetes




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Aluna: Emili, Mylena, Lauana, Cibeli, Gabriela, Jhenifer
Data: Agosto de 2012
Atividade: Dançando




Foto: Telma Elita Divardim
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Data: Outubro de 2012
Atividade: Apresentado o conjunto Trilhas




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunas: Gabriela, Rafaela e Lohana
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Trilhas




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunos: Thiago e Cleydson
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Trilhas




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunos: Jhenifer e Gustavo
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Trilhas





Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunos: Gabriel, Maria Eduarda e Roberto
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Trilhas




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunos: Monique e Neilom
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Trilhas




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Data: Outubro de 2012
Atividade: Edubar




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunos: Leonardo e Deividi
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Edubar




Foto: Telma Elita Divardim
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunas: Rafaela e Lohana
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Edubar




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunas: Julia, Lohana e Rafaela
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Edubar




Foto: Ana Cláudia Martins do Nascimento
Local: Escola Elyseu de Campos Mello
Alunos: Jhenifer e Gustavo
Data: Outubro de 2012
Atividade: Jogando Edubar



CONSIDERAÇÕES FINAIS

No decorrer do projeto foi possível perceber que é viável o desenvolvimento de um trabalho utilizando os diversos recursos de que a escola dispõe. Livros literários, jogos educativos, materiais artísticos e o computador são todos ferramentas que facilitam o trabalho do professor e proporcionam momentos interativos e diversificados, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas Foi bastante positivo observar o brilho nos olhos dos alunos enquanto participavam das diferentes atividades propostas.



AGRADECIMENTOS

A Deus, à minha família e à pedagoga Eliselena Xavier Hilgenberg.



REFERÊNCIAS

http://wikipedia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário