Vaquinha
Visualização de letras / Identificar o nome da letra.
Oralidade – Treinar a leitura em um determinado tempo.
Expressão oral – Treinar a leitura em um certo tempo.
Oralidade – Praticar a leitura – clique na palavra que relaciona
à imagem mostrada.
Letra escondida / Ler as palavras – Treinamento de leituras – Um
objeto é mostrado na área principal e uma palavra é incompleta é
demostrada abaixo da figura. Selecione a letra que não aparece para
completar a palavra.
Identificação da imagem – Oralidade – Vocabulário da leitura.
Puxe cada imagem vertical à esquerda até seu nome à direita.
Clique no botão OK para verificar sua resposta.
Clicar em uma letra – Uma letra é divulgada. Clique na letra
correspondente na área principal. Pode ouvir a letra
novamente,clicando no ícone de boca na barra inferior
Praticar leitura na horizontal – Uma palavra é colocada no quadro
acima e à direita. As palavras irão surgir e desaparecer à
esquerda. A palavra mostrada à direita estava entre elas.
Praticar leitura na horizontal - Uma palavra é colocada no quadro
acima e à direita. Várias palavras irão surgir e desaparecer à
esquerda. A palavra colocada à direita estava entre elas.
Tuxs
Paraquedista – Esse exercício é para diversão não requer de
nenhum conhecimento específico para ser concretizada. No Tux, o
paraquedista, necessita de ajuda para pausar com segurança no navio
pesqueiro necessita prestar atenção na direção e velocidade do
vento.
Escolha
qualquer tecla ou clique no avião para fazer o tux saltar. Aperte
outra tecla ou clique no Tux para acionar o paraquedas.
Executar uma comporta de canal / Você estando no comando das
comportas do canal. Abrir as portas e as comportas na ordem correta,
então o Tux atravessará em ambas direções.
Conhecer o ciclo da água. clique em diversos elementos ativos:
sol,nuvem,estação de bombeamento de água e estação de tratamento
de esgoto,de forma a reativar todo o sistema de água. Quando o
sistema voltar e o Tux estiver no chuveiro, acione o botão do
chuveiro para ele.
Tangran
Montar o quebra-cabeça / Manipular o mouse: movimentar,arrastar e
soltar.
Representar
espacialmente – puxe as partes da imagem da caixa à esquerda para
construir uma pintura na área principal.
Inteligências: O Tux estará escondendo alguns itens.
Ache
– os na ordem correta. Clique nos itens até achar qual é a
(provável) resposta certa. Clique, então, no botão OK da
barra de controle. Nos níveis mais baixos, o Tux mostra a cor exata
na posição certa marcando x com uma caixa preta. Poderá usar o
botão direito do mouse para trocar as cores invertendo - as.
Quebra-cabeça de peças escorregadias. Mexa o carro vermelho no
estacionamento, através do portão à direita. Os carros podem
mexerem – se somente na horizontal ou na vertical. Deve - se dar
abertura para que o carro vermelho possa se ausentar pelo portão, à
direita.
Hexágono
Mexa e clique com o mouse. Exercício para treino lógico. Encontre o
morango embaixo dos campos azuis. Quanto mais perto você estiver do
morango, mais vermelhos ficarão os campos.
Diálogo entre amigos – Esse exercício de bate-papo acontecerá
somente com outros usuários do GCompris na sua rede local, não na
internet. Para utilizá - la basta digitar sua mensagem e acionar
Enter. A mensagem será enviada para toda rede local e qualquer
computador com o GCompris aberto no exercício do bate-papo irá
recebê-la e exibi-la.
Tuxpaint
– Utiliza o tuxpaint.
Sudoku
Numerais com pares de dados – prática para contagem. Perante o
tempo,conte os pontos. digite o número do dado que está caindo.
Ordenação dos números – numerais. Treino dos números, capture
os números em ordem crescente, utilizando as teclas de seta para
movimentar o helicóptero.
Contagem dos itens – Colocação dos números básicos. Treinar a
numeração. Primeiramente, arrume de forma correta os itens
possibilitando a contagem. Escolha o item que você quer responder na
área inferior direita. Registre a resposta e pressione o botão OK
ou tecle Enter.
Identificação dos carros – Testar a leitura. Esse exercício
prioriza as cores básicas. Clique no objeto colorido exato.
Ouça a cor e clique no pato que se relaciona. Este exercício
proporciona o reconhecimento das diferentes cores. Quando você ouvir
o nome da cor, clique no pato que se relaciona.
Repetição do mosaico – refazer o mesmo mosaico na área à
direita.
Objetivos
dos jogos:
Mobilizar o desenvolvimento
cognitivo nas diversas modalidades da aprendizagem;
Viabilizar a capacitação das
habilidades individuais;
Proporcionar aprendizagem através
do lúdico;
Utilizar o equipamento tecnológico
ofertados na escola para a formação dos alunos.
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